quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Biblioteca recebe de 24/01 a 03/02 Instalação poética interativa BENTO NASCIMENTO


DESCRICÃO:
O Coletivo Terceira Margem (http://coletivoterceiramargem.com.br) com este projeto, objetiva contribuir com a fruição poética em ambientes públicos. Através de uma instalação móvel composta de 10 banners (0,6x1,6m cada) com poesias do poeta Itajaiense Bento Nascimento impressas e projetadas via computador. As poesias projetadas interagem e tomam corpo a partir da voz do leitor, captadas por um microfone.

Sobre a Instalação: A Instalação, enquanto poética artística integra recursos visuais (banners) e multimeios (microfone e data-show) e objetiva instigar o público a ter uma "experiência poética", não apenas na leitura das poesias, mas experimentando o espaço poético e interagindo através dos recursos interativos, tornando-se perceptive e co-autor na formação das poesias. A interação permite que o público ao colocar as voz no microfone gere um movimento na tela a sua frente onde as poesias vão surgindo e tomando formas diversas. ate sua formação completa. Dessa forma, um poema pode surgir na tela como que trazido pelo movimento de um vento e caindo ao chão, ou começar a pulsar na tela, assim como as batidas do coração.Tudo, a partir do estimulo vocal do público. Existe também a possibilidade da não-interação, onde o público participa apenas com a leitura das poesias expostas nos banners. A idéia e criar um espaço livre e vivencial de poesia, como possibilidade de interação e experiência visual.

Sobre o poeta: Bento Nascimento nasceu na cidade de Itajaí em 11 de Novembro de 1962. Seu pai, Pascoalino Nascimento, era padeiro e sua mãe Carlota Martins Nascimento, dona de casa. Cursou a Escola Primária e o Ginásio no Colégio Henrique da Silva Fontes no bairro São João, o Ensino Médio no Colégio Fayal e a Faculdade e Letras na FEPEVI em Itajai. Foi bancário e depois professor de Literatura e Língua Portuguesa nas cidades de Luiz Alves e Itajaí. No dia 28 de novembro de 1993, aos trinta e um anos, morre em um acidente de trânsito.
Foram encenadas suas peças A última noite panque (1985), Quarentena (1986). Pública Celacanto (1989). Apos sua morte, foi encenada a pe9a Bento - Uma interferência (2002) feito o documentário Bento Nascimento (2006), publicados os livros Loucos de Pedra (Iluminuras: 2000) e a antologia Bento aos Vivos (Maria do Cais: 2007).

Para a instalação serão apresentadas poesias colhidas das obras Celacanto (1989) e Bento aos Vivos (Maria do Cais: 2007).


Mais Informações:
SESC - 3348-9192 (Camila Pimenta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário