Espaços e Setores



Espaço de Referência

O Espaço de Referência Tem como objetivo mediar a necessidade informacional dos usuários com o conhecimento registrado nas diferentes fontes de informação disponíveis na Biblioteca Pública Municipal e Escolar. A tradução da informação buscada pelo usuário para uma fonte que contenha a mesma informação deve ser feita por profissionais especializados em pesquisar e conhecedores do acervo. Com a finalidade de facilitar o acesso destas informações para o usuário.

Espaço de Restauro

Com o passar do tempo e o uso constante, é comum ocorrer desgastes na estrutura do livro: rompimento de costura, ocasionando queda das suas folhas; queda da capa, dentre outros. O Espaço de Restauro tem como objetivo realizar intervenções específicas de conservação e preservação em obras danificadas pelo manuseio constante após seguidos empréstimos. Valendo-se de um conjunto de ações simples e eficazes, busca a melhor solução para prolongar a vida útil dos acervos, como forma de salvaguardar a memória bibliográfica e proporcionar à comunidade usuária encadernações íntegras, preservando, sempre que possível, sua originalidade. Todos os exemplares são avaliados e após seu diagnóstico, dá-se início aos procedimentos de preservação, conservação ou restauro. Cada livro é como um paciente em um consultório e a cada um é dispensado o melhor tratamento, pois é muito importante que os acervos se apresentem de forma atrativa para os frequentadores da Biblioteca. Algumas das técnicas utilizadas são: higienização mecânica, reforço ou substituição de capa, reforço de miolo, inserção de folhas que foram arrancadas, substituição de lombadas, colagens, costuras e novas encadernações.

Espaço Digital

O acesso à informação por meio digital está cada vez mais presente e é indispensável no mundo contemporâneo. As informações são veiculadas de forma ágil, rápida e diversificada.
O papel das bibliotecas na sociedade é efetivamente disponibilizar ao seu público os mais diversos meios de informação e estar em constante atualização. Este aspecto tem consequências imediatas na consolidação do público atual da Biblioteca e na atração de novos usuários. A Instituição possui 10 (dez) micros de acesso a internet e wiffi livre ao público.

Espaço de Eventos Culturais

A Biblioteca tem ao longo dos últimos anos desenvolvido diversas ações no âmbito cultural. As ações visam diversificar o espaço e o público da Biblioteca Pública Municipal e Escolar, oferecendo à comunidade de Itajaí e região um leque de opções de cultura e entretenimento. Ativar o espaço da Biblioteca passa por ações de fundo cultural (mais livres) e pedagógicas direcionadas à formação de leitores. Desta forma, cria-se assim, uma relação entre espaço cultural, acervo e função pedagógica, para atender às expectativas dos usuários da Biblioteca Pública Municipal e Escolar. Nesta expectativa, o Espaço de Eventos Culturais da Biblioteca procura desenvolver, em parceria com artistas e instituições, ações culturais que ampliem a participação do público. A comunidade necessita cada vez mais de espaços para o desenvolvimento da cultura, e a Biblioteca Pública Municipal e Escolar por meio do Espaço de Eventos Culturais, vem ser mais uma opção de cultura lazer e diversão para todo cidadão itajaiense. o Local possui um auditório com capacidade para 60 pessoas.

Espaço Educativo

O Espaço Educativo constitui-se de um conjunto de ações educativas sistematizadas com o objetivo de promover a formação de leitores por meio de atividades que incentivem à leitura, à pesquisa e à cultura.

Espaço Técnico

O Espaço Técnico da Biblioteca é responsável pela seleção dos materiais em seus diferentes suportes que irão compor o acervo e pelo seu processamento técnico.
Para a seleção de materiais existe uma Comissão de Avaliação e Desenvolvimento de Acervos, composta por funcionários da Biblioteca Pública Municipal e Escolar, que através de critérios pré-estabelecidos, selecionam os livros que irão compor o acervo. Esta escolha é feita visando sempre o interesse dos usuários. Entre os critérios podemos citar o estado de conservação que o livro se encontra, a atualidade das informações nele contidas, a demanda do assunto, entre outros. Também cabe a essa equipe decidir quais livros solicitar por permuta ou doação, quais descartar do acervo, e organizar procedimentos para a compra de livros novos.
Em seguida a seleção, há a etapa do processamento técnico, que envolve a classificação, a catalogação dos livros no sistema da Biblioteca (Multiacervo), a indexação e também o preparo físico do material.
Após esse processo, os livros são carimbados, etiquetados, recebendo também um cartão de empréstimo para a inserção das datas de devolução. Então, são disponibilizados para a comunidade fazer uso do material e também realizar empréstimos domiciliares (com algumas exceções de materiais que possuem tarja laranja e ficam restritos aos ambientes da biblioteca). 









* SETOR PERIÓDICOS - Disponibiliza gratuitamente jornais e revistas:

    Jornais: Diário da Cidade, Diarinho, A tribuna, A Notícia, Jornal de Santa Catarina, etc...

    Revistas: Veja, IstoÉ, Época, Superinteressante, Nova Escola, Saúde, Info,  
                         Exame,Viagem e Turistmo, Você SA, Vida Simples, Roling Stones, etc...

* GIBITECA - Mais de 3000 mil exemplares disponíveis de todos os gêneros 

       
* SETOR INFANTIL - Mais de 10.000 livros de Literatura Infantil para todas as idades e gêneros.

* REFERÊNCIA - Enciclopédias, Almanaques, Dicionários, entre outros.

* SETOR AÇORIANO - Voltado a Literatura e Cultura Portuguesa.

* SETOR SANTA CATARINA  - Autores Catarinenses

* ACERVO GERAL - Em torno de 40 mil exemplares dos diversos gêneros (Romances, Infanto Juvenil, Poesias, Administração, Espiritismo, Religião, Pedagogia,  Biografias, etc...


* SETOR DE BRAILLE - Livros em Braille para Portadores de Deficiência Visual
                                            Neste Setor também encontramos o Scanner Digital de livros utilizados pelos Portadores e Público em geral. (O Scanner faz a leitura óptica do livro e o converte em aúdio).

* SETOR DE INTERNET- 10 micros com acesso a Internet disponiveis a comunidade gratuitamente, além de serviço Wireless.

* BIBLIOMULTIMIDIA- CD´s e DVD´s disponíveis para empréstimo

 * AUDITÓRIO - Com capacidade para 60 pessoas.
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário